sexta-feira, 18 de maio de 2018

Opinião :: Limões na Madrugada | Carla M. Soares

Título: Limões na Madrugada
Autora: Carla M. Soares
Editora: Cultura Editora
Ano: 2017
 
Comprar: Bertrand | WOOK

Sinopse:
Ansiosa por regressar à Argentina, mas presa a Portugal, distante do homem que ama e da mulher com quem vive, Adriana está perante um dilema universal e intemporal: manter-se comodamente na ignorância ou desvendar o passado da família, como se de um caso policial se tratasse, enfrentando assim aquilo de que andou a fugir toda a vida, por mais doloroso que seja.
 
Num jogo magistralmente imaginado pela autora, entre a vida atual de Adriana e os ecos do Portugal antigo, machista e violento dos seus pais e avós, esta história, de uma família e dois continentes, é uma viagem entre o presente e o passado, uma ponte sobre o fosso cultural que separa as gerações, um tratado sobre tudo aquilo que a família pode fazer à vida de um só indivíduo.
 
Entre a sombra e a luz, deixando que por vezes os silêncios falem mais alto do que as palavras, Limões na Madrugada é um romance sobre o amor incomum, o poder da família e a necessidade da coragem.


Opinião:
Este livro revelou-se uma agradável surpresa; estava muito curiosa em desvendar a história familiar de Adriana, tal como a própria acabou por fazer, viajando de Buenos Aires até ao Porto, após a notícia da morte da sua tia Aurora, último membro da família de Portugal. Esta deixara-lhe uma carta mencionando uma pequena herança que deveria ser recebida no seu país, pois revelava pormenores importantes da família de que Adriana nunca soube. Assim, ela deixou a sua vida da Argentina para rumar à descoberta de um grande segredo.

Adorei conhecer Adriana e toda a história envolvente, contada por ela; não abordou apenas o caso familiar, mas também a sua vida pessoal, partilhando incertezas, receios e alguns medos. A narrativa é rica em romantismo, mistérios e sinestesias, pois tive várias vezes a sensação de sentir - passo a redundância - o frio do Inverno de Portugal, ver as cores da cidade do Porto e cheirar os limões que tanto destaque têm na vida da personagem e no livro.
 
A escrita da autora é maravilhosa! Deixou-me embrenhada no livro logo desde o início e não descansei enquanto não desvendei todos os segredos. Quase me senti na pele de Adriana...
 
Para quem adora romances e grandes mistérios, este livro é de leitura obrigatória!

Sem comentários:

Enviar um comentário