quarta-feira, 25 de abril de 2018

Opinião :: Uma Vida Muito Boa | J.K. Rowling

Título: Uma Vida Muito Boa
Autora: J.K. Rowling
Editora: Editorial Presença
Ano: 2017
 
Comprar: Bertrand | WOOK

Sinopse:
Quando J.K. Rowling foi convidada para fazer o discurso de abertura da cerimónia de formatura na Universidade de Harvard, escolheu falar aos jovens recém-formados sobre dois temas que muito preza: os benefícios do fracasso e a importância da imaginação. Ter a coragem de fracassar, disse ela, é tão essencial para uma vida boa como qualquer ato de sucesso; imaginarmo-nos no lugar de outras pessoas - em especial daquelas que são menos afortunadas que nós - é uma qualidade genuinamente humana que deve ser incentivada a todo o custo.
 
As histórias partilhadas por Rowling e as questões estimulantes que ela colocou aos jovens formados inspiraram desde então muitos outros a refletirem sobre o que significa viver uma «vida boa».
 
Abordando temas como o fracasso, as adversidades, a imaginação e a inspiração, este livro permanece tão relevante hoje como da primeira vez que J.K. Rowling proferiu estas palavras, há 9 anos. Ao ousar correr riscos, e talvez fracassar, e ao explorar o poder da nossa imaginação, todos nós podemos começar a viver de forma menos circunspecta e, ao fazê-lo, tornamo-nos mais abertos às oportunidades que a vida tem para nos dar.

Opinião:
Este livro é pequeno em tamanho mas grandioso na mensagem que carrega. É quase um livro de bolso que se lê em minutos, e nesse tempo muita coisa se passa... Pelo menos comigo passou!
 
No livro, encontramos o discurso de J.K. Rowling na cerimónia de formatura da Universidade de Harvard em 2008. Além de as páginas estarem lindas com as ilustrações que acompanham os textos, estes incluem mensagens ricas e úteis, tanto para os recém formados como para todas as pessoas.
 
Ao longo do discurso, a autora recorre ao exemplo pessoal. Já tinha conhecimento de que J.K. Rowling passara por momentos muito complicados antes de se tornar conhecida, mas neste livro ela aborda o assunto de uma forma directa, sem rodeios, com alguns pormenores que nos fazem pensar e até arrepiar...
 
O seu percurso é um excelente exemplo para todos concluirmos que tudo o que de bom e de mau acontece pode e deve ajudar-nos a crescer e evoluir.
 
Enquanto lia estas palavras, imaginei a autora a discursar e toda a plateia a ouvi-la atentamente e a reagir positivamente. Acredito que, quem ouviu ao vivo, tenha ficado marcado para sempre. E ainda bem que ela eternizou as suas palavras num livro!
 
Este é um óptimo livro para todas as pessoas lerem. Certamente sentirão qualquer coisa com esta mensagem!

Sem comentários:

Enviar um comentário