quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Opinião :: Nujeen | Nujeen Mustafa e Christina Lamb

Título: Nujeen
Autora: Nujeen Mustafa & Christina Lamb
Editora: HarperCollins Portugal
Ano: 2016
 
Comprar: Bertrand | WOOK

Sinopse:
Esta é uma história sobre as migrações modernas, a história de uma rapariga que supera a adversidade e foge do inferno da guerra enquanto luta por andar pela primeira vez na sua vida.
 
Nujeen Mustafa tem paralisia cerebral. Isso não a impediu de percorrer numa cadeira de rodas, com a irmã, os mais de 5000 quilómetros de distância entre a Síria e a Hungria. Graças a ter aprendido inglês vendo séries americanas na televisão síria, conseguiu abrir caminho até à fronteira húngara, com a esperança de conseguir asilo na Alemanha. Ali pôde contar a sua experiência em colaboração com Christina Lamb, coautora do best-seller Eu, Malala.
 
Esta jovem síria de 16 anos tem a coragem de um leão.
 
Com uma voz forte e extraordinária, Nujeen conta-nos o que significa ser uma refugiada, ter crescido na guerra e ter tido que deixar para trás a sua pátria para depender de outros. Conta como a guerra na Síria destruiu uma nação orgulhosa perante a indiferença das potências internacionais e o temor dos seus líderes, assustados por intervenções anteriores. É também um incrível relato da coragem de alguém que decidiu não deixar de sorrir. É uma história do nosso tempo contada por uma jovem extraordinária.

Opinião:
Fiquei muito agradada ao ter a oportunidade de ler este livro, e ao fazê-lo no final do ano de 2016 foi quase como um rebobinar de acontecimentos que ocorreram há muito pouco tempo.

Neste livro encontramos a história de Nujeen, uma jovem síria que testemunhou de perto uma das maiores crises humanitárias actuais. Ela faz parte dos milhões de pessoas fugidas da guerra e conta-nos aspectos arrepiantes da mesma, bem como os entraves e as dificuldades que encontrou durante toda a viagem que teve de fazer até à Alemanha. Mas o que podia ser uma história complicada acaba por ter um culminar feliz, ou pelo menos melhor do que o de muitos. Nujeen é uma jovem sonhadora e muitíssimo inteligente, que vê a necessidade de fugir como uma aventura única na sua vida. Ela passa por várias experiências e locais, conhece muitas pessoas boas e tem surpresas ainda melhores! Há males que vêm por bem!
 
Todo o seu percurso é contado de uma forma leve e os melhores momentos de forma divertida; afinal, Nujeen é uma jovem à descoberta!

É um relato incrível que mostra a coragem que todos os refugiados têm para conseguirem fugir da guerra e procurarem estabilidade numa vida normal. Deveria ser uma leitura obrigatória por todos nós, principalmente pelos mais cépticos que não vêem com bons olhos o acolhimento dos refugiados. Com este livro iriam perceber o que realmente se passa na guerra. E ela não está assim tão longe de nós...

Sem comentários:

Enviar um comentário