quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Opinião :: Para Lá do Inverno | Isabel Allende

Título: Para Lá do Inverno
Autora: Isabel Allende
Editora: Porto Editora
Ano: 2017

Comprar: Bertrand | WOOK

Sinopse:
«No meio do inverno, aprendi por fim que havia em mim um verão invencível.»
Albert Camus
 

Isabel Allende parte da célebre frase de Albert Camus para nos apresentar um conjunto de personagens próprios da América contemporânea que se encontram «no mais profundo inverno das suas vidas»: uma mulher chilena, uma jovem imigrante ilegal guatemalteca e um cauteloso professor universitário. Os três sobrevivem a uma terrível tempestade de neve que se abate sobre Nova Iorque e acabam por perceber que para lá do inverno há espaço para o amor e para o verão invencível que a vida nos oferece quando menos se espera.
 
Para lá do inverno é um dos romances mais pessoais da autora: uma obra absolutamente atual que aborda a realidade da migração e a identidade da América de hoje através de personagens que encontram a esperança no amor e nas segundas oportunidades.

Opinião:
Perante uma capa tão bonita e um título apropriado à época em que estamos, não resisti a pegar neste livro.
 
Antes mesmo de ler a sinopse, imaginei um romance apaixonante e cor-de-rosa; o certo é que fiquei surpreendida com os contornos que a história foi ganhando.
 
Cada capítulo acontece em vários países e relata alguns momentos da vida das personagens principais: Lucía, Evelyn e Richard. A determinada altura, as suas vidas encontram-se e, ante um imprevisto macabro, os três partem numa pequena aventura inesperada e arriscada no Inverno rigoroso do Norte dos Estados Unidos.
 
O que achei mais fascinante nesta história foi a metáfora existente no conceito de Inverno, pois não só é a estação em vigor, como também é o estado das vidas das personagens. Todas elas estão a passar por fases complicadas, bem como têm um passado marcado por dificuldades e choques que lhes arrefeceu a vida. No entanto, o seu encontro permite-lhes conhecer-se melhor, verbalizar os seus problemas, ajudar-se mutuamente e criar laços de amizade e amor, redescobrindo o Verão das suas vidas.
 
Além disso, a história decorre em 2016, um passado muito recente e que menciona vários assuntos muito actuais, maioritariamente decorridos nos países da América (EUA, Chile, Guatemala, México, ...).
 
Como grande falha minha, este foi o primeiro livro que li da autora e também o primeiro que fala um pouco da História dos países do Sul da América. Sem dúvida que vou querer ler mais livros da sua autoria.
 
Gostei muito desta história e aconselho vivamente a sua leitura!

2 comentários:

  1. não conhecia o livro mas lá que tem uma capa chamativa lá isso tem :) fiquei mega curiosa ♡ O Olhar da Marina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A capa é mesmo bonita! E a história vale a pena ler. :)

      Eliminar